quinta-feira, 23 de junho de 2016

PALAVRA POR PALAVRA | Brincadeiras e o desenvolvimento infantil


Brincadeiras e o desenvolvimento infantil


Por que as brincadeiras são importantes para as crianças?


Brincar com as crianças é promover inúmeras interações sociais, onde a sua interação com o adulto, o espaço e o brinquedo são fundamentais para o seu desenvolvimento. A criança se manifesta através das primeiras brincadeiras que vão surgindo, chamando a atenção dos adultos, cobrando atenção, afeto e ensinamentos, assim, as brincadeiras se constituem em uma rica possibilidade de achegar-se a criança, e em parceria com ela atingir um elevado e estimulador caminho para a afetividade.

Através das brincadeiras as crianças constroem vínculos afetivos e trocas com a realidade e fantasia, e isso colabora para que a mesma se distancie dos seus medos. São as brincadeiras que favorecem a criança iniciar e desenvolver seus relacionamentos pessoais, a sua linguagem, o desenvolvimento físico, além de proporcionar a alegria e prazer, e por isso não podem simplesmente significar atividade livre e espontânea, iniciada, desenvolvida e terminada apenas pelas crianças.

Vamos brincar?

Algumas brincadeiras para colaborar com o desenvolvimento do seu filho:

01. A torre que cai:

O quê? Brincar de fazer torres com diversas caixas de papelão de tamanhos diferentes. 
Como? Antes de começar, feche as caixas com fita adesiva para ficarem rígidas e arrumadas. Ajude seu filho a colocar a caixa maior embaixo, depois outra menor em cima, e assim por diante. Depois de construída a torre deixe-o derrubá-la. 
O que tem de bom? Estimula o trabalho em equipe, colabora com a coordenação. 
Para quem? Crianças de 1 a 3 anos.



02. Mestre cuca:

O quê? Brincar de ajudar no preparo dos alimentos.
Como? Há várias tarefas seguras das quais a criança pode participar, como: lavar frutas e legumes, amassar batatas, colocar e mexer ingredientes para fazer bolo e etc. 
O que tem de bom? Quanto mais a criança se familiariza com ingredientes ou alimentos, mais chances têm de aceitá-lo para comer. Aumenta a destreza, ou seja, suas habilidades manuais, pois a medida que mexe e acrescenta, terá mais habilidades para manusear sem quebrar ou derramar. 
Para quem? Após dezoito meses de idade, as crianças podem ajudar a "preparar" refeições na cozinha. 



03. Brincar de compras:

O quê? Brincar de fazer lista de supermercado e fazer as respectivas compras.
Como? Você vai precisar de: dinheiro de brinquedo, bolsa ou carteira velha, caderninho de anotações, caneta ou lápis, latas, caixas, frutas e legumes. Monte um espaço para ser o mercado, e estimule a criança rabiscar o caderninho - fazendo sua lista de compras - mostre a ele como segurar a caneta corretamente, mas não se preocupe se ele não conseguir. Depois deixe a criança decidir o que vai comprar, ela pode fingir que paga com o dinheiro de brinquedo que está na carteira, e depois colocar os produtos na sacola. 
O que tem de bom? um mercado de mentirinha ajudará seu filho desenvolver a imaginação, começar a aprender o conceito de dinheiro e comprar coisas em mercado. E também faz com que seu filho inicie a compreensão da função da escrita e como segurar uma caneta para escrever.
Para quem? A partir de 3 anos. De acordo com a idade da criança, a brincadeira pode ser adaptada.



Fonte: CAVE Simone e FERTEMAN, Caroline. Brincadeiras criativas para bebês inteligentes: estimule o desenvolvimento do seu filho. Tradução de Rogério Bettoni, ediouro, 2012.

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Palavra por palavra", no nosso perfil, no Pinterest:



Beijos, leitores!
Deniele


Nenhum comentário:

Postar um comentário