sexta-feira, 24 de junho de 2016

MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO | Gravidez, bebês e animais: alergias


Gravidez, bebês e animais: alergias


Olá família, tudo bem?


Quem aqui antes de engravidar já tinha filhos de quatro patas e ouviu a frase: “Você vai ter que dar esse animal porque o pelo vai fazer mal ao bebê.”? Eu mesma, que tenho cinco filhos peludos ouvi isso inúmeras vezes e quando eu dizia que isso não iria acontecer as pessoas ficavam até aborrecidas e eu, a veterinária asmática sem limites, era de vez crucificada. Infelizmente, tudo isso ocorre por alguns mitos que existem há muito tempo sobre as alergias, garanto que você não precisa se desfazer do seu peludo, mas, pode sim mudar alguns hábitos para que todos vivam juntos e sem espirros.




A alergia nada mais é do que a reação do nosso organismo contra uma substância que é considerada invasora, o alérgeno. O pelo do animal possui três possíveis alérgenos, a urina, o ácaro e a saliva. Nem todos nós teremos alergia a um mesmo alérgeno ou a algum deles, então, observe seu pequeno, note se ele demonstra sintomas como coceira no nariz, espirros, tosse, olhos lacrimejando, manchas vermelhas na pele e converse com o pediatra, procure um imunologista e faça o teste de alergia. 

Aqui em casa o pequeno tem 7 meses e não tem demonstrado nada considerável, e em nenhum momento ficou restrito ao contato com algum animal meu ou de terceiros, mas, vou compartilhar com vocês medidas simples e eficazes que pratico em casa para que vocês também possam minimizar o contato dos seus pequenos com tantos alérgenos.


1- Escovar o pelo do animal pelo menos uma vez ao dia: Existem escovas no mercado, as rasqueadeiras, que removem o excesso de pelo morto do animal, isso faz com que os pelos que iriam ficar pela casa sejam, em sua maioria, eliminados. Essa escovação deve ser feita em um local aberto, por uma pessoa que não possua alergia, em cães de pelo longo ou curto e nos gatos.




2- Banhos frequentes no animal: O pelo possui saliva e urina que podem ser eliminados no banho, não esquecendo também de secar bem o peludo.




3- Higienizar o ambiente: As clínicas veterinárias possuem alguns produtos para a higienização do ambiente que o animal utiliza, deve-se evitar varrer esse ambiente e optar por passar o pano ou o esfregão. No caso dos felinos a caixinha de areia deve ficar em local arejado que as pessoas não tenham fácil acesso.


4- Evitar tapetes, cortinas e almofadas e apostar em revestimentos como couro ou similares.



5- Aspirar a casa regularmente e deixar o ambiente bem arejado.


6- Ter na casa/apartamento áreas em comum e individuais para os peludos e os pequenos: Quando o bebê nasce o seu sistema imunológico está em formação, então o adequado é ter o cantinho do pequeno dormir, tomar banho, trocar a fralda sem a presença do animal, mas, na rotina do pequeno incluir em outro espaço o momento de interação entre ele e o peludo da casa.


7- Lavar as mãos sempre que terminar de higienizar ou mesmo brincar com o peludo.

A melhor coisa de todas é que estudos recentes mostram que as crianças com menos de um ano de idade, que têm contato com cães dentro de casa diminuem em 50% as chances de desenvolver alergia na fase adulta, e isso ocorre devido o aumento da formação de anticorpos no organismo, já que o sistema imunológico está exposto aos alergénos.

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Meu bichinho de estimação", no nosso perfil, no Pinterest:

E, não esqueçam muitas outras coisas podem causar alergia, a informação sempre é a melhor opção.


Beijos
Dra. Aline Fernades Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário