sexta-feira, 13 de maio de 2016

MEU LANCHINHO | As substituições do dia-a-dia


MEU LANCHINHO | As substituições do dia-a-dia

Oi Amores !!!

Na minha infância (não faz tanto tempo assim!) não existia tantas preocupações com comida “saudável” - na verdade eu chamo de comida de verdade - até porque luxo era tomar refrigerante e comer salgadinhos - tipo aqueles que pareciam de isopor (quem nunca comeu que jogue o primeiro pacote). Com o tempo, nossos hábitos foram mudando e acabamos então crescendo acostumados a comer isso e muitas outras besteiras. Mas a maioria não abandonou totalmente a boa comida brasileira (aquela de verdade).


Fonte (clique aqui)

Recentemente, nasceu então a moda do “vamos ser saudáveis” e isso acendeu a lamparina do meu juízo e comecei a pensar na alimentação que eu iria oferecer para minha pequena. Mas é claro que nesse caminho temos muitos obstáculos: nossos hábitos (antigos e recentes), nossa família - que acha que oferecer refrigerante a uma criança de 1 ano é natural -, nossos meios de comunicação que superestimam seus produtos com suas mega propagadas e também tem o convívio com outras crianças que não tem bons hábitos alimentares - quando digo bons hábitos falo de trocar um prato de arroz e feijão por um pacote de biscoito. Mas não podemos nos deixar abater e sim pedir a todos que respeitem a alimentação que você quer dar para o seu filho - é, não é fácil! Mas o filho é seu! 


Não estou aqui dizendo que minha filha não come besteiras: sim, ela come! Mas não é a sua rotina. Esses alimentos ficam para as festinha ou viagens. 

Ela ama de paixão batata frita, por exemplo. Então faço no forno e ela ama! E foi assim que aprendi que podia fazer coisas legais para ela comer. Acho super importante acostumar o paladar dos nosso pequenos com alimentos que fazem bem e que eles vão levar pro resto da vida. 

Depois que tive Sophie tivemos algumas substituições aqui em casa:

- trocamos o refrigerante por suco
- o açúcar branco por mascavo (ou demerara)
- o salgadinho super processado por pipoca de milho
- a batata frita por batata assada 
- achocolatado por chocolate sem açúcar


Como essas mudanças foram feitas junto com o crescimento dela esses alimentos são muito bem aceitos, mas isso não quer dizer que você que já tem uma criança maior também não possa fazer algumas modificações.

Uma dica que achei navegando pela internet e deu super certo aqui foi para fazer a transição do achocolato para o chocolate: eu comprava uma lata de achocolatado, tirava metade dela e colocava o chocolate em pó. Misturava e ficava usando. Isso fez com quê nosso paladar acostumasse, aos poucos, a uma quantidade cada vez menor de açúcar. E assim, fui diminuindo cada vez mais a quantidade de achocolate e tendo mais chocolate em pó que achocolatado nas nossas bebidas.

Na nossa apresentação (clique aqui) falei um pouco sobre como foi importante ter adotado um cardápio para minha pequena. Quando comecei a introdução dos alimentos sempre fazia o cardápio da semana, mas com a correria do dia-a-dia ele foi ficando para trás. Foi quando percebi que ela deixava de comer por que o cardápio não tinha muita variação de alimentos e a apresentação sempre era a mesma. Então, me voltei para o cardápio e comecei a procurar na internet inspirações para pratos divertidos e que chamassem a atenção dela. Para algumas crianças isso é o máximo! 



Mas há também aqueles pequenos que tem muita dificuldade em provar alimentos diferentes. Nesse caso o importante é não desistir do novo alimento. Se naquele dia ele não quis, o ideal é deixar passar alguns dias e oferecer outra vez. 

Todos sabemos que somos exemplos para os nosso pequenos. Se eles veem os pais comendo verduras e vegetais a probabilidade dele querer provar é muito maior.

Tratar da alimentação não é tarefa fácil mas com um pouco de dedicação e muita paciência conseguimos sim. Esse é nosso papel de mães e pais. 

Fiquei de trazer pra vocês um exemplo de cardápio para os seus pequenos, mas queria saber o que está sendo mais difícil de preparar: as refeições principais ou os lanches?

Deixem comentários aqui ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas e muitas outras encontram-se na pasta "Meu lanchinho", no nosso perfil, no Pinterest:

Um xeruuuu grande !!!
Wanessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário