sábado, 28 de maio de 2016

MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO | Mamãe/papai, quero um bichinho!



Mamãe/Papai, quero um bichinho!


Oi família, tudo bem com vocês?


Quem aqui já ouviu a seguinte frase: "Mamãe/Papai, quero um bichinho! Prometo que cuido dele direitinho.”

Se você ainda não ouviu, provavelmente ainda irá se deparar com esta situação, já que este é um pedido muito comum das crianças, e é normal quando não existe nenhum animal de estimação na casa. Para alguns pais esta é uma situação difícil devido ao medo de a criança não estar pronta para aquela determinada responsabilidade, por não saber se aquela insistência toda é só uma fase ou é real e principalmente por não saber qual seria o animal ideal para o filhoespaço físico, rotina da família. Neste post tentarei ajudar vocês nesta escolha com algumas dicas úteis.



CÃES:
Conhecidos como sendo o melhor amigo do homem, é a preferência da criançada, por ter um comportamento bastante social, se tornam um ótimo companheiro para os momentos de brincadeira e também para os momentos de carinho. Para quem pensa em adotar ou comprar um cachorrinho tem que se levar em conta principalmente o tamanho da criança em relação ao porte do animal, às vezes um animal de porte grande durante uma brincadeira pode acabar “machucando ou assustando” o pequeno(a); o porte também é importante em relação ao espaço físico da casa ou apartamento, para que esse animal consiga gastar sua energia e não acabe “destruindo” algo do ambiente; ler sobre raças e suas particularidades é também muito importante. Os cães são animais que necessitam de atenção diária. Também, idas ao veterinário, banhos, tosa (para os de pelo longo), passeios, farão parte do planejamento e isso tudo tem seu lado positivo, já que a criança começa a adquirir noções de rotina e responsabilidade.



GATOS:
Os gatos são conhecidos por sua independência, mas, não deixam de ser fofinhos e carinhoso, então, são também queridinhos da criançada. Por serem animais ágeis nada é obstáculo, então, telas são uma ótima aquisição para evitar fugas indesejáveis, independente de quem mora em casa ou apartamento. Os gatos acabam sendo uma boa opção para famílias que tem uma rotina bem corrida, para locais menores e por não necessitarem tanto de atenção diária, (claro que tem que ir ao veterinário, vacinar, etc) e por eles serem bem higiênicos e não necessitarem de passeios e banhos. Outra coisa que agrada bastante esses fofos são arranhadores, brinquedos e tocas. Uma boa dica é usar e abusar da criatividade dos pequenos, construindo casinhas diferentes com caixas de papelão, por exemplo. Os pais precisam ter atenção às crianças que possam sofrer de alergias. Os pequenos muito ativos também precisam ser observados já que eles podem não ter “paciência” com um animal tão independente e sossegado - o incomodo sofrido pelo gatinho pode resultar em desagradáveis arranhões.



PEIXES:
Para crianças muito pequenas que nunca criaram nenhum animalzinho, os peixinhos podem ser ótimos - a associação de baixo custo e quase nenhum trabalho, pode torná-lo ainda mais interessante para famílias que passam muito tempo fora de casa. Para torná-los atrativos vale apostar em novas decorações para o aquário e também adquirir peixes diferentes. O cuidado deve existir quando for escolher o local onde será colocado o aquário para que o pequeno não o derrube.



HAMSTER:
Estes roedores são ótimos “primeiros animais”. São pequenos, vivem na gaiola, possuem baixo custo e são brincalhões. Os cuidados são em torno da higiene da gaiola (que deve ser feita com certa frequência); com o manuseio, já que são pequenos, ativos e delicados e com a segurança deles, já que são fujões natos. É muito importante vigiar as crianças, principalmente menores de 5 anos, em relação à hábitos de higiene, pois é necessário lavar bem as mãozinhas - que geralmente são levadas à boca - após ter contato com o bichinho para evitar a transmissão de doenças. Não é indicado, no início, que este animalzinho fique no quarto da criança, já que por possuir maior atividade a noite pode atrapalhar o sono dela, mas, com o passar do tempo eles acabam se adaptando a rotina da família.



COELHO:
Apesar de saltarem e correm bastante os coelhos são delicados e devido a essa característica são indicados para crianças maiores, que terão mais cautela ao brincar e segura-lo. Também é interessante que a criança more em casa com uma área externa relativamente grande, já que eles precisam sair de suas gaiolas e se “exercitarem” todos os dias.



AVES:
Outro animal que desperta bastante a curiosidade dos pequenos são as aves, já que costumam ser coloridas, ativas e sonoras. São animais de vida longa, o que pode ajudar na criação de vínculos e também de compromisso a longo prazo. Se o pequeno apresenta um comportamento mais tranquilo e observador, as aves se tornam ideais para eles, sendo até interessante incentivar que a criança comece a treina-los (auxiliada sempre por um adulto). Ajudar na limpeza da gaiola, cuidar da alimentaçãosaber qual frutinha deu determinado dia podem ser tarefas executadas pelos pequenos facilmente.


RÉPTEIS:
Se na sua casa o bichinho desejado é um jabuti, um lagarto ou até mesmo uma cobra tenha muita cautela se for pensar em satisfazer essa vontade, já que são animais com comportamento, manejo e até algumas doenças bastante específicas, não sendo assim, recomendado para crianças pequenas. Mas, se o seu filho(a) for grande (acima de 6 anos) e realmente mostrar interesse, é muito importante que seja feita uma pesquisa sobre o animal que será adquirido, além de saber a forma como ele será adquirido, já que muitas pessoas oferecem estes animais sem ser legalizados e isto é CRIME

Conversar com um médico veterinário é o melhor caminho antes de adquirir um bichinho de estimação. 

Bem! Opções não faltam e com certeza algum deles vai se adequar à realidade da sua família. Em outras postagens, serão abordadas, com mais detalhes, cada uma dessas espécies, então, mande sua história e sua dúvida para nós! 

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Meu bichinho de estimação", no nosso perfil, no Pinterest:


Beijos e até a próxima.
Aline


Nenhum comentário:

Postar um comentário