quinta-feira, 12 de maio de 2016

MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO | A importância do contato animal


MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO | A importância do contato animal

A convivência entre animais e seres humanos é importante desde a infância de ambos. Cães, gatos, pássaros, tartaruga... Independente do animal de estimação, essa relação trará benefícios aos bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. 
Eles estimulam a afetividade, o sistema locomotor, o senso de responsabilidade e de socialização, assim como promovem a autoestima e educação sentimental. Há evidências que crianças que convivem com animais no primeiro ano de vida tendam a ter menos sensibilidade a seus alérgenos. Além de que essa convivência também tem efeitos sobre o comportamento dos seres humanos (crianças) que, quando possuem uma rotina com animais,tendem a ser mais calmas e fazem amizade mais facilmente.


É necessário que a decisão de ter um novo membro na família, um animal, seja tomada em conjunto. Um animal requer cuidados durante toda a sua vida, e por esse motivo é que quando há a escolha em tê-los, toda a família deverá se empenhar em dar uma qualidade de vida como também usufruir de todos os benefícios que esta relação proporcionará. 
As crianças precisam aprender a conviver respeitando o animal, assim como o animal respeitará a criança. As responsabilidades e tarefas devem ser designadas incluindo todos. Para as crianças serão designadas tarefas fáceis como trocar a água ou ir passear com o cão uma vez ao dia. Tarefas que são simples, mas ajudam no desenvolvimento de responsabilidade. 



As crianças devem ser ensinadas a respeitar o animalzinho e entender que eles sentem dor, frio, fome e que, quando se sentem ameaçados podem morder ou arranhar como defesa. Esse limite deve ser respeitado para que se tenha uma convivência pacífica e regrada a muito amor e carinho.
Caso a família já possua um animalzinho de estimação e aguardam a chegada de um bebê, o cão e/ou gato têm que ser apresentado e socializado antes do grande dia da chegada. Essa socialização pode ser feita utilizando-se a reprodução de sons de choros de bebês pela casa e até mesmo permitindo que o animal cheire as roupas do bebê. Caso os animais tenham a permissão de dormir na cama do dono, é recomendável que se crie todo um ambiente confortável e mude-se o local de descanso do pet.


Há estudos comprobatórios que essa convivência reduz ainda o risco de doenças cardíacas, diminui o stress, aumentam a disposição, fortalecem o sistema imunológico, aumentam a expectativa de vida, interação social e concentração.
Faz-se necessário enfatizar que a inclusão e convivência com os nossos amigos de patas, pêlos ou penas, é sem dúvida uma excelente ferramenta utilizada na educação e tratamento das nossas crianças.
“Os animais já nascem sabendo o verdadeiro sentido de amar”


Deixem comentários aqui ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Meu bichinho de estimação", no nosso perfil, no Pinterest:


Com carinho,
Katheryne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário