sexta-feira, 6 de maio de 2016

COM QUE ROUPA? | Meu primeiro closet: o enxoval do recém-nascido



Meu primeiro closet: o enxoval do recém-nascido

Com certeza uma das coisas que as mamães mais adoooram durante a gestação é preparar o enxoval. Afinal, o seu príncipe (ou princesa) merece tuuuuudo que seja mais lindo, mais especial, mais exclusivo, mais maravilhoso, mais... calmaaaaaaaaa!!! Kkkkkk!!! Esta ansiedade é normal, né?! Mas trouxemos algumas dicas para você não exagerar nas compras ou acabar esquecendo de peças importantes por ansiedade ou inexperiência!

1. Primeira dica: relaxe, respire, medite e... espere! Deixe para comprar as roupinhas do seu baby depois do sexto mês de gestação pois aí você terá uma boa ideia do peso que ele já tem e uma previsão para o nascimento. Para o recém-nascido (RN) o peso é um fator mais determinante que o comprimento do bebê na hora de escolher as roupinhas e fraldas, pois os tamanhos costumam variar entre: RN - para recém-nascidos de até 3,5 kg, P - até 5 kg, M - acima de 5kg.


2. Na primeira semana de vida o bebê costuma diminuir um pouco de peso pela perda de líquido - o que é um processo totalmente normal e faz parte da adaptação ao novo ambiente fora do ventre da mãe (péssima época para comprar roupinhas). A partir da segunda semana o ganho de peso e comprimento se aceleram e as roupas e fraldas logo não servirão mais. Lembre também que as roupas não são descartáveis, ou seja, seu bebê poderá (e deverá) usá-las mais de uma vez. Portanto, sem exageros nas compras, hehe!


3. Um número razoável seria de 2 mantas e 3 conjuntos daqueles chiquetosos  - para a saída da maternidade e depois receber as visitas (que devem ser orientadas a evitar este primeiro mês)- e de 3 a 6 unidades das peças mais “usáveis” como bodies (de manga longa e curta), macacões, mijões e conjuntinhos. Escolha tecidos bem macios como algodão e malha para o contato direto com a pele do bebê, que é bastante sensível. Ah! Uma ótima dica é passar sempre a mão por dentro das roupas para ver se não tem costuras, etiquetas ou bordados que sejam ásperos e poderão incomodar e até machucar o baby. Evite também roupas difíceis de colocar e de tirar, com muitos botões e/ou colchetes pois o manuseio excessivo estressa o bebê. Prefira aquelas com velcro ou botões de pressão distribuídos nas laterais ou no ombro.





4. Outro detalhe importantíssimo é a época do ano em que o bebê vai nascer e o clima típico do lugar em que você mora! Um RN que nasceu no mês de dezembro em alguma capital do Nordeste com certeza usará roupinhas diferentes do que nasceu em julho lá em São Paulo, né?! Cuidado também nas compras no exterior! Lembre que o clima de lá nem sempre é compatível com o nosso. Então, por mais lindo que seja, evite comprar aquele pequeno casaco de neve se seu filho vai nascer em Maceió, ok?! 


5. Um detalhe importante é que o RN perde muito calor devido a imaturidade da pele e a área corporal onde há maior perda é a cabeça. Por isso, mesmo em regiões mais quentes, use sempre touquinhas e gorrinhos, bem como luvinhas e sapatinhos. De 6 a 10 pares de cada é um número razoável.


6. Dicas parecidas se aplicam às fraldas, principalmente se o seu bebê tiver peso e tamanho adequado para a idade gestacional nas consultas de pré-natal. As de tamanho “RN” normalmente se perdem nos primeiros dias (recomenda-se comprar no máximo de 2 a 3 pacotes). O ideal é investir nos tamanhos P e M. A média é de 8 fraldas/dia nos primeiros 3 meses então faça os cálculos de acordo com o peso do seu bebê e deixe para fazer o chá de fralda depois do sexto mês pois já vai dar para ter uma ideia de qual o melhor tamanho para orientar os convidados na hora da compra.


E aí? Gostaram das dicas? Dêem opinião, sugestões e compartilhem conosco suas experiências!

Deixem comentários aqui ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Com que roupa?", no nosso perfil, no Pinterest:


Bjusss,

Cil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário